Associação Comunitária Bom Samaritano (ACBS)


           APRESENTAÇÃO

               A Associação Comunitária Bom Samaritano é uma entidade sem fins lucrativos de utilidade    pública, baseada no trabalho voluntário e que atualmente desenvolve uma série de projetos na comunidade açailandense divididos em três vertentes. Quais sejam: programas de acolhimento em tempo integral de crianças, adolescentes e adultos, programas de educação complementar, programas de capacitação e geração de renda. Cada programa é formado por projetos, que se integram de maneira harmoniosa.

    HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

         A Associação Comunitária Bom Samaritano foi criada em 2002 pelos voluntários Moisés Maciel e Maria Leide Chaves, onde a mesma é a atual presidente, com intuito de prestar serviços assistenciais dirigidos para a comunidade carente de Açailândia-MA. Ao longo dos trabalhos foi iniciado um serviço de distribuição de sopa durante a madrugada, em locais onde se aglutinam mendigos, prostitutas e muitas pessoas drogadas. Estas pessoas recebiam aconselhamento pessoal e eram encaminhadas para o Centro de Recuperação de Adictos “Resgate”, de Imperatriz-MA. No caso de mulheres, passavam por uma triagem na sede da Associação Bom Samaritano e eram então encaminhadas para outro Centro em Goiânia-GO. Logo percebemos a necessidade de ter um Centro de Recuperação funcionando em nosso município, e então ele foi registrado em janeiro de 2007, tendo sido, logicamente preparados obreiros voluntários através de treinamentos, adaptando uma sistemática de funcionamento baseada na experiência bem sucedida de outros Centros de Recuperação e auxílio do Centro de Imperatriz. Pois bem, o Centro de Recuperação está funcionando desde então, e com um índice de recuperação de 80%, muito acima da média nacional. O tratamento não inclui uso de drogas ou medicamentos, mas acompanhamento psicológico,espiritual,inclusive ás famílias dos adictos, e também atividades físicas, cursos profissionalizantes, horticultura, piscicultura,artesanato e oficinas de teatro e dança, com metodologia aplicada interdisciplinar e horários pré estabelecidos. Em nosso estatuto temos prerrogativas em cooperar para que as crianças e adolescentes em situação de abandono, maus tratos, grupos de Risco e familiares em condições normais, conforme princípios estabelecidos pela ONU dentre outras ações de promoção da qualidade de vida humana. Promovemos vários pedágios e campanhas de combate ao abuso e exploração sexual com o tema todos contra a pedofilia, efetivamos distribuição de panfletos, informativos na prevenção do abuso e exploração sexual e no combate as drogas, entre outros momentos de lazer, palestras Educativas, representação de Teatro nas escolas e sociedade em geral. 

JUSTIFICATIVA  
          Açailândia é uma cidade com mais de 104 mil habitantes, situada na região oeste do Maranhão, que apesar de ter um dos maiores PIBs do estado, ainda se encontra distante de ter um desenvolvimento satisfatório pelo montante de riqueza gerada. Localizada as margens da Rodovia Belém Brasília em confluência com a BR 222, teve um crescimento demográfico explosivo, baseados na extração de madeira e produção agrícola, surgindo assim depois varias indústrias do ramo da siderurgia, desta forma proliferando diversos tipos de culturas dos migrantes que aqui chegaram, provocando um crescimento populacional descontrolado e sem planejamento, surgindo assim vários bairros que ainda hoje possuem altos índices de pobreza e baixo nível socioeconômico, apontados como fator de risco, a exemplo das pessoas que residem no bairro da Vila Ildemar com população estimada em 40.000(quarenta mil habitantes). Um dos bairros mais populoso e que não possui saneamento básico onde o nível de pobreza e os índices de violência são altos, incluindo a prostituição Infanto-Juvenil e o uso demasiado de substâncias psicoativas. Conforme relatório do Conselho Tutelar de Açailândia, este bairro também está incluído nos altos índices de negligência, juntamente com outros bairros que também apresentam as mesmas características da Vila Ildemar,ocupando vários índices de violação de direitos e de baixa qualidade de vida humana. Uma das situações que mais nos preocupam é a das crianças e adolescentes, expostas precocemente ao mundo das drogas, ao abuso e exploração sexual exacerbado e em conflito com a Lei, crianças estas vulneráveis aos abusadores. A instituição Comunitária Bom Samaritano tem a demanda de contribuir no minimizar a vulnerabilidade social que enfrentamos todos os dias.

          

Um comentário: