Projeto "Às margens do conhecimento"





 APRESENTAÇÃO

O Projeto "Às Margens do Conhecimento" vem atender a uma demanda latente e visível em nosso município é o grande número de crianças vagando pelas  ruas, sujeitas à toda  sorte de problemas. A  Associação Comunitária  Bom  Samaritano  propõe  esse com vistas à melhorar sensivelmente o desenvolvimento humano, profissional e educacional..  

PÚBLICO ALVO

Serão crianças e adolescentes com idade entre 06 e 17 anos, sendo em sua maioria afro descendentes moradores do bairro Vila Ildemar da cidade de Açailândia-MA, provenientes de famílias carentes, com baixo grau de escolaridade e alto índice de consumo de drogas. Crianças com baixa autoestima, subnutridas e sem seus direitos integralmente garantidos, como descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente.

OBJETIVO GERAL

Oferecer às crianças e adolescentes um espaço apropriado para terem acesso à formação ética, política e social, desenvolverem atividades artísticas e culturais, além do apoio ao trabalho em rede das entidades e Sistemas de Garantia de Direitos. Todas as crianças e adolescentes estarão devidamente uniformizadas para garantir maior segurança e maior divulgação do Projeto.

PRAZO DE EXECUÇÃO 

Pleiteamos executar as atividades do PROJETO ÀS MARGENS DO CONHECIMENTO no período de nove meses, com atividades três vezes por semana.

AS OFICINAS

  • Basquete: Aulas expositivas e dialogadas, envolvendo teoria e prática. Serão atendidas 20 crianças e adolescentes divididas em 02 turmas de 10, matutino e vespertino.
  • Aerografia (grafite): É um processo de pintura onde se misturam o ar e a tinta, produzindo um jato sobre a superfície a ser pintada, que não é tocada pelo instrumento. Trata-se de uma técnica que existe desde a pré-história, com exemplos nas cavernas de Lascaux e Cosquer, na França, onde existem mãos pintadas nas paredes. Serão atendidas 30 adolescentes divididos em 02 turmas de 15 participantes, sendo uma pela manhã e outra à tarde.
  • Dança: expositivas e dialogadas, envolvendo teoria e prática; Debates, painel e palestra; Trabalho individual e em grupo, introduzindo ainda as principais Danças culturais do país e de nossa microrregião. Serão realizadas de 02 turmas de danças culturais, regional e ballet com 10 crianças pela manhã e 10 adolescentes à tarde. 
  • Natação: Aulas expositivas e dialogadas, envolvendo teoria e prática. Serão atendidas  30 crianças de 12 a 17 anos divididas em 02 turmas de 15, sendo uma pela manhã e outra à tarde.

A EQUIPE TÉCNICA

  • Coordenadora  Pedagógica: Elenice Maria de Melo Lemos
  • Assistente Social: Geriane Silva Sousa
  • Instrutor de basquete: Diego Ramos de Farias
  • Instrutor de aerografia: Djair Macedo Almeida
  • Instrutora de dança: Lucélia Conceição Viana
  • Instrutor de natação: Luis Eduardo
  • Cozinheiro: Alan Sirqueira


Nenhum comentário:

Postar um comentário